terça-feira, 22 de outubro de 2013

UNIP Interativa
Polo Currais Novos-RN

Seminário de SERVIÇO SOCIAL dia 19 de outubro de 2013

Tema: NÃO VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Apresentado por: Joseilton de Lima Azevedo ( aluno do curso de Serviço Social)

TIPOS DE VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MULHER

 A violência contra a mulher é manifestada de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não são produzidas isoladamente, isso quer dizer: fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.
Neste seminário foi visto várias formas de violências, as que foram mais faladas e debatidas foram:
– Violência de gênero
Violência de gênero consiste em qualquer conduta ou ação, baseada no gênero, dano, sofrimento físico ou que cause morte, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito privado como no público. A violência de gênero é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.
– Violência Familiar
Violência familiar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade psicológica, física ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida fora ou dentro de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra.
– Violência física
Ocorre quando uma pessoa, que está em relação de poder em relação à outra, causa ou tenta causar dano não acidental, por meio do uso da força física causando lesões externas e internas.
– Violência sexual
A violência sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relação sexual, sendo a mulher fisicamente forçada, no casamento ou em outros relacionamentos. A violência sexual é cometida na maioria das vezes por pessoas conhecidas das mulheres envolvendo o vínculo conjugal (esposo e companheiro) no espaço doméstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violência acontece nas várias classes sociais e nas diferentes culturas. Diversos atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias e cenários.
Dentre eles foram citados:
• Estupro cometido por estranhos ou por parentes;
• Abuso sexual de crianças, entre outros.
A Violência tem resultados devastadores para a saúde reprodutiva da mulher, afeta seu bem-estar físico e mental, elas buscam refúgio das drogas e no álcool, com isso vem à depressão que é uma doença para quem sofre desses abusos e tem que silenciar.





Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofrem caladas e não pedem  ajuda. Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. Muitas se sentem sozinhas, com medo e tem vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário