quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Economia X Engenharia

         
A engenharia e o setor econômico de um país estão relacionados no que diz respeito ao desenvolvimento e ao crescimento. Em todos os setores produtivos de um país há a presença marcante da engenharia. Por isso, visando alavancar a sustentabilidade econômica de um país, o profissional da engenharia tem o papel de potencializar e dar rumo ao setor produtivo que dissemina toda a economia, infraestrutura essa que vai da construção de estradas ao setor energético.
Em países atrasados, por exemplo, o capital monetário é o que pesa mais e as atividades que são ligadas à engenharia são arcaicas justamente pela ausência do profissional qualificado ou tecnologias que melhor capacitam o trabalhador. A falta de uma boa infraestrutura, como a de estradas e portos, reflete bem a necessidade de um poder tecnológico maior, o que constitui entraves ao desenvolvimento econômico.
Seguindo essa linha de raciocínio, é evidente que a produção de riquezas de um país depende especialmente na contemporaneidade, com a origem da revolução tecnológica, da capacidade não só de formar mais engenheiros, mas também de inventar e produzir novas tecnologias capazes de suprir toda necessidade de produção alimentícia, energética, etc.
Essa proporcionalidade ditará o poder de crescimento econômico e, por esses motivos, nota-se que a economia não existiria sem a engenharia e o seu poder de aumentar a capacidade produtiva e gerar mais riquezas.


Alexandre Nícolas
Ex-aluno da UNIP de Gestão Financeiras de Empresas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO!!!


É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ ANO NOVO!

Rita Saldanha
Coordenadora do Polo de Currais Novos